São Bernardo
Obras

A Prefeitura de São Bernardo acelerou o ritmo das obras de canalização do córrego Saracantan, na Avenida Pery Ronchetti, no bairro Nova Petrópolis, com objetivo de concluir a intervenção até o fim deste ano e retomar a normalidade do sistema viário da região. Para isso, uma nova frente de trabalho será deslocada para o local, ampliando o ritmo da intervenção dos atuais 80 metros construídos por mês para 120 metros de avanço mensal. A meta foi traçada durante vistoria realizada em trecho do córrego, na tarde desta sexta-feira (10/03).
A obra, iniciada em 2012, foi tocada pela antiga gestão em ritmo moroso, com avanço mensal de apenas 40 metros por mês, o que permitiu a execução de apenas 53% da obra desde seu início. “Quando assumimos a administração, esta obra estava em um ritmo muito lento. Já elevamos esse número para 80 metros por mês e para o próximo mês essa média será ampliada para 120 metros por mês, o que garante o término da obra no prazo estipulado”, explicou o prefeito Orlando Morando, em visita ao local. A inspeção também contou com presença do vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima.
A obra do córrego Saracantan – que possui 1.500 metros de extensão, ligando os bairros Vila São Pedro, Parque São Bernardo, Vila Mariana e Baeta Neves ao Centro – integra programa de combate a enchentes e está orçada em R$ 36,8 milhões, sendo que apenas R$ 19,6 milhões já foram executados. Além da canalização, o projeto também envolve adequação do sistema viário, além de implantação de ciclofaixa em um dos braços do córrego.
“Também vamos discutir um projeto viário que contemple a possibilidade de corredores exclusivos de ônibus para otimizar alguns trajetos. Aceleramos o ritmo da obra e estamos conseguindo pagar a empresa em dia, o que é importante para a continuidade da obra”, completou o chefe do Executivo.
Combate às enchentes – A mobilização da Administração integra plano de ação voltado ao combate de enchentes e controle das chuvas, que neste